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Componente 4 – Administração e Avaliação do projeto Avança Saúde SP

Gestão Qualificada

O Avança Saúde SP é gerenciado pela Unidade de Coordenação de Projeto (UCP), com apoio de uma consultoria no gerenciamento de programas e consultores individuais especializados nas áreas de planejamento e obras, aquisições e finanças.

Para o monitoramento e a supervisão do programa são elaborados documentos exigidos pelo BID, como: matriz de resultados, Plano de Execução do Projeto (PEP), Plano Operacional Anual (POA), Plano de Aquisições (PA) e relatórios semestrais.

Passa, ainda, por mecanismos de avaliação e controle como: auditoria externa, avaliação de impacto, avaliação intermediária e final.
E é fiscalizado por órgãos de controle do setor público, como a auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), em 2022 e 2023.

O apoio das consultorias individuais, como as das áreas Financeira, de Obras e Aquisições, foi fundamental para dar suporte ao projeto na execução das ações previstas nos outros três componentes.

Também foram de grande valia como auxílio à UCP para gerir todas as execuções conforme os objetivos e procedimentos estabelecidos.

Além das consultorias individuais, foi contratado um consórcio auxiliar como espelho ao gerenciamento do projeto.

A parceria com esse consórcio permitiu agregar ao programa

uma equipe de profissionais com sólida experiência no gerencia mento de projetos financiados por instituições internacionais, inclusive o próprio BID.

O trabalho caminhou com equipes parceiras, de um lado, profissionais da SMS com elevado conhecimento conhecimento da estrutura e das necessidades da rede pública de saúde. E, de outro, consultores do setor privado habituados a gerir projetos de grande alcance social dentro das normas estabelecidas pelos organismos financiadores internacionais.

Também fez parte deste componente a contratação de uma auditoria internacional independente, que aferiu anualmente o ciclo financeiro do programa.

E, ainda, de uma consultoria responsável pelas avaliações intermediárias e final do programa.

Entrevista
Marcelo Takano

Coordenador Geral do Avança Saúde SP

O que direcionou a escolha dos locais para a execução dos projetos?

A decisão de escolha das obras teve um direcionamento que priorizou os grandes vazios assistenciais.

O secretário de saúde, à época, optou por ter um investimento prioritário na reestruturação dos equipamentos. Com essa reformulação, foi possível investir na implantação de sistemas gerenciais e assistenciais, e na capacitação.

O investimento em tecnologia focou em que tipo de necessidade?

A pandemia impôs com que dois grandes produtos, que eram previstos para os dois primeiros anos, se antecipassem para a entrega no primeiro ano. Ainda não tinha uma plataforma digital. Havia um investimento inicial no prontuário eletrônico e na sistematização de alguns serviços, mas esses serviços não se conectavam.

E a melhor forma de enfrentar a pandemia foi centralizar a informação. Foi abrir um canal de comunicação com o cidadão que não existia. Sedimentar uma marca hoje conhecida como o e-saúdeSP. E hoje, nós temos a felicidade de ter hoje o e-saúdeSP como um dos aplicativos de saúde pública mais bem avaliados no Brasil.

São Paulo foi pioneira em criar a primeira portaria com diretrizes para a teleassistência. A cidade catalogou, discriminou e criou a primeira normativa para essa modalidade de atendimento na área de saúde.

Como o sr. define o Avança Saúde?

O Avança Saúde SP foi um marco na reestruturação da saúde na capital e foi uma grande contribuição para a reformulação e ampliação da estrutura física e na revolução digital dos sistemas. Fora a capacitação, que deixará um legado na organização da saúde de extrema relevância.

O programa também se preocupou em melhorar a  qualidade e segurança no cuidado dos usuários.Por isso, a introdução da metodologia de certificação da ONA, que é uma unidade acreditadora muito reconhecida no cenário da saúde pública.