Componente 4 – Administração e Avaliação do projeto Avança Saúde SP
O Avança Saúde SP é gerenciado pela Unidade de Coordenação de Projeto (UCP), com apoio de uma consultoria no gerenciamento de programas e consultores individuais especializados nas áreas de planejamento e obras, aquisições e finanças.
Para o monitoramento e a supervisão do programa são elaborados documentos exigidos pelo BID, como: matriz de resultados, Plano de Execução do Projeto (PEP), Plano Operacional Anual (POA), Plano de Aquisições (PA) e relatórios semestrais.
Passa, ainda, por mecanismos de avaliação e controle como: auditoria externa, avaliação de impacto, avaliação intermediária e final.
E é fiscalizado por órgãos de controle do setor público, como a auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), em 2022 e 2023.
O apoio das consultorias individuais, como as das áreas Financeira, de Obras e Aquisições, foi fundamental para dar suporte ao projeto na execução das ações previstas nos outros três componentes.
Também foram de grande valia como auxílio à UCP para gerir todas as execuções conforme os objetivos e procedimentos estabelecidos.
Além das consultorias individuais, foi contratado um consórcio auxiliar como espelho ao gerenciamento do projeto.
A parceria com esse consórcio permitiu agregar ao programa
uma equipe de profissionais com sólida experiência no gerencia mento de projetos financiados por instituições internacionais, inclusive o próprio BID.
O trabalho caminhou com equipes parceiras, de um lado, profissionais da SMS com elevado conhecimento conhecimento da estrutura e das necessidades da rede pública de saúde. E, de outro, consultores do setor privado habituados a gerir projetos de grande alcance social dentro das normas estabelecidas pelos organismos financiadores internacionais.
Também fez parte deste componente a contratação de uma auditoria internacional independente, que aferiu anualmente o ciclo financeiro do programa.
E, ainda, de uma consultoria responsável pelas avaliações intermediárias e final do programa.




Entrevista
Marcelo Takano
Coordenador Geral do Avança Saúde SP
O que direcionou a escolha dos locais para a execução dos projetos?
A decisão de escolha das obras teve um direcionamento que priorizou os grandes vazios assistenciais.
O secretário de saúde, à época, optou por ter um investimento prioritário na reestruturação dos equipamentos. Com essa reformulação, foi possível investir na implantação de sistemas gerenciais e assistenciais, e na capacitação.
O investimento em tecnologia focou em que tipo de necessidade?
A pandemia impôs com que dois grandes produtos, que eram previstos para os dois primeiros anos, se antecipassem para a entrega no primeiro ano. Ainda não tinha uma plataforma digital. Havia um investimento inicial no prontuário eletrônico e na sistematização de alguns serviços, mas esses serviços não se conectavam.
E a melhor forma de enfrentar a pandemia foi centralizar a informação. Foi abrir um canal de comunicação com o cidadão que não existia. Sedimentar uma marca hoje conhecida como o e-saúdeSP. E hoje, nós temos a felicidade de ter hoje o e-saúdeSP como um dos aplicativos de saúde pública mais bem avaliados no Brasil.
São Paulo foi pioneira em criar a primeira portaria com diretrizes para a teleassistência. A cidade catalogou, discriminou e criou a primeira normativa para essa modalidade de atendimento na área de saúde.
Como o sr. define o Avança Saúde?
O Avança Saúde SP foi um marco na reestruturação da saúde na capital e foi uma grande contribuição para a reformulação e ampliação da estrutura física e na revolução digital dos sistemas. Fora a capacitação, que deixará um legado na organização da saúde de extrema relevância.
O programa também se preocupou em melhorar a qualidade e segurança no cuidado dos usuários.Por isso, a introdução da metodologia de certificação da ONA, que é uma unidade acreditadora muito reconhecida no cenário da saúde pública.